No artigo dessa semana traremos um tema bem pertinente ao nosso dia, apresentaremos um item que é a solução para uma frustração. Quem não conhece alguém que comprou um eletrodoméstico e na hora da utilização do mesmo, descobriu que comprou na voltagem errada? Que a voltagem era em 220v mas foi comprado em 110v ou vice-versa, aí teve que tentar trocar o material ou então o item ficou encostado em casa sem nenhuma utilidade e a pessoa só gastou dinheiro para nada. Nesses casos, se a pessoa soubesse da existência desse item, todo esse transtorno seria evitado, e estamos falando dele, do transformador de voltagem. Este é o item que resolve situações como essa e que falaremos no blog de hoje.
O transformador, como o próprio nome já nos sugere, possui como objetivo único a transformação da voltagem, ele deixará o eletrodoméstico operando exatamente na mesma voltagem que a rede do circuito em que ele será ligado. Daí a expressão comum de se ouvir que “entrará em voltagem X e sairá em voltagem Y”, Quem vê de fora e não entende o modo operante do transformador acha que é algo simples essa “transformação”, Mas há todo um conceito de eletrostática e magnetismo envolvido nessa operação.
Especialistas apontam que o uso constante dos transformadores não são indicados, em vários aspectos, tais como: segurança da rede, vida útil do eletrodoméstico e consumo de energia da concessionária. O ideal é que eles sejam usados como um recurso momentâneo.
Uma dúvida que é muito comum quando surge a necessidade de comprar uma transformador é: “Como eu devo dimensionar e qual transformador é melhor para minha necessidade?”
O primeiro ponto é ser verificado as voltagens tanto de entrada quanto de saída, quando me refiro a entrada e saída estou falando da voltagem do eletrodoméstico e a voltagem da rede onde o eletrodoméstico será ligado. Feito isso, vamos para a segunda etapa:
Identificar se um transformador comum ou se um autotransformador será capaz de sanar a sua necessidade.
Por último mas não menos importante, precisamos alinhar a questão do V.A. Esta sigla significa VOLT AMPERE. Na internet não é difícil encontrar tabelas que mostrem qual é o Volt Ampere indicado para cada eletrodoméstico.
O transformador, como o próprio nome já sugere, possui como objetivo único a transformação da voltagem, ele deixará o eletrodoméstico operando exatamente na mesma voltagem que a rede do circuito em que ele será ligado. Daí a expressão comum de se ouvir que “entrará em voltagem X e sairá em voltagem Y”, Quem vê de fora e não entende o modo operante do transformador acha que é algo simples essa “transformação”, Mas há todo um conceito de eletrostática e magnetismo envolvido nessa operação.
Determinados itens são essenciais para o projetos que envolvem o transformador, como por exemplo: Você irá precisar de terminais de conexão, isoladores, fitas isolantes e até redimensionar conforme esteja o circuito. Espero que este texto tenha clareado essa temática, e que a partir de agora você tenha uma noção maior sobre transformadores.