Escolha uma Página

Hoje o nosso conteúdo desse blog será voltado para um item bem específico e completamente ligado ao profissionais que trabalham com panificação.

Neste artigo usaremos como referência o controlador da marca Inova, conhecido como Novo 20011, o YB1-11-JH.

Este controlador sem sombra de dúvidas é um dos mais versáteis da linha, é impossível ignorar o tanto de funcionalidade que ele dispõe, aqui citamos as mais comuns, mas já deixamos claro de agora que este item tem muitas possibilidades e recursos.

Vamos às características principais do controlador, ele é digital com membrana de silicone de acionamento dos botões e dispõe de visores digitais nas cores verde e vermelho. As variáveis que ele opera são basicamente tempo e temperatura.

Ele oferece recursos bem detalhados e distintos como por exemplo escolher a frequência de vapor a se usar no processo de assar os pães, ele possui uma abrangência grande de possibilidades pois o mesmo pode ser usados em 3 tipos de forno: forno a gás, forno a lenha e forno elétrico. Tendo configurações específicas para cada tipo de forno que o operador pretenda trabalhar.

Para aqueles que precisam de um recurso mais aprimorado no que se trata de controle de temperatura, este controlador é o mais indicado, pois ele permite fazer uso de controle mínimo e máximo de temperatura. Desta maneira, o operador terá um controle muito mais preciso sobre o processo de panificação, sendo capaz controlar não apenas a temperatura mas também o local e temperatura de cada forno, o que chamamos de teto e lastro. Onde o usuário consegue fazer controle das chamas e da temperatura das partes superiores e inferiores de cada forno. Exemplo: O padeiro quer usar apenas a parte de cima do forno a X graus, este controlador é capaz de entregar esse recurso. Na verdade o controlador oferece aproximadamente 30 pontos configuráveis, que envolvem tempo, temperatura, tipo de forno e elementos diretamente ligados a segurança do forno, tendo em vista que é possível utilizá-lo no modo forno a gás, logo existiu um cuidado por parte do fabricante para deixar a automatização deste modo mais seguro, a ponto do operador ter a coragem de conector seu forno a gás para ligar em determinado horário sem a interferência ou supervisão de um terceiro operador.

No entanto, apesar do controlador ser algo complexo e denotar uma certa dificuldade para configura-lo, se engana quem pensa que isso é uma tarefa difícil, o controlador foi desenvolvido para ser programado de forma intuitiva e rápida, seguindo alguns parâmetros é capaz do usuário parametrizar todas as configurações em menos de 10 minutos, deixando tornando o controlador numa verdadeira máquina aliada a produtividade da panificação.

O nível de versatilidade desse controlador é tamanho que ele possui até inversão de turbina, um recurso que ajuda demais no desempenho térmico e da distribuição do calor dentro do forno. Além de toda essa versatilidade funcional, ele também é versátil em suas características técnicas pois ele é o que chamamos de BIVOLT, pois irá atendê-lo tanto em 110v como em 220v, além de ter uma faixa de atuação térmica bem ampla, pois pode chegar até mais de 700 graus.

como funciona o controlador de forno

Como posso te ajudar ?