Temos como definição genérica de termômetro:
Termômetro, inicialmente chamado de “termoscópio”, é um aparelho utilizado para medir temperatura ou as variações de temperatura.
Galileu Galilei é considerado o inventor do termômetro, em 1592. Utilizando um tubo invertido com água e ar, observou que a elevação da temperatura exterior fazia com que o ar dilatasse e consequentemente elevava o nível da água dentro do tubo. Inicialmente era chamado de “termoscópio”.
Em 1612, Santorre Santorio, professor e médico, italiano dá uso médico ao termômetro durante suas experiências sobre temperatura corpórea, respiração e peso. Sendo assim um dos pioneiros no estudo do metabolismo.
Em 1714 Daniel Gabriel Fahrenheit, inventa o termômetro à mercúrio. Consistia basicamente em um tubo capilar de vidro, fechado à vácuo, e um bulbo contendo mercúrio.
Em 1892 Henri-Louid Le Châtelier, químico e metalurgista francês, que muito contribuiu para o desenvolvimento da termodinâmica, criou o primeiro “pirômetro ótico” (termômetro que mede irradiação térmica da superfície de um objeto ou corpo, e informa a temperatura, não necessitando de contato físico com os mesmos).
Além do termômetro à mercúrio e o termômetro infra vermelho (pirômetro ótico), também temos entre outros tipos de termômetro:
- Termômetro bi metálico.
- Termômetro de gás.
- Termômetro de máxima e mínima.
Com o desenvolvimento dos variados tipos de termômetro, surgiram variadas unidades de temperatura. A escala termométrica é definida por um conjunto de valores atribuídos ao um mesmo corpo em diferentes temperaturas, mediante a correspondência de uma equação termométrica ou uma lei de dependência. Assim, temos como principais unidades de temperatura e sua conversão para outras unidades:
Conversão de unidades de temperatura
A escala mais utilizada no mundo é Celsius(ºC). Nessa escala o parâmetro é a água com 0ºC para o ponto de congelamento e 100ºC para o ponto de ebulição.
A proibição do termômetro à mercúrio, em abril de 2009, incentivou o aprimoramento do termômetro infra vermelho.Ficando cada vez mais confiáveis e seguros.
Além da utilização do termômetro com fins medicinais (utilizado para medir a temperatura do corpo humano), também encontra aplicação em:
- Manutenção de equipamentos.
- Defeito em transformadores
- Localizar focos de calor em rescaldos de incêndios.
- Aferição de temperaturas em refrigeração e aquecimento.
- Detecção de defeitos em motores, bombas e mancais.
- Dentre várias as vantagens do termômetro infra vermelho, podemos citar:
- Precisão do local à ser medido devido à mira à laser.
- Medir temperaturas de peças em movimento
- Medir temperatura em produtos perigosos ( não tem contato com material).
A Rio Control, além de trabalhar com a comercialização de produtos para automação como contadores, temporizadores, controladores de temperatura, contatoras, disjuntores, clp, lâmpadas a led, etc. Também fornece o termômetro portátil infra vermelho DUPLO MOD. HT-460 (FAB. HIKARI). Seu funcionamento se dá ao apontar o aparelho para o alvo à ser medido e apertar o botão, que a temperatura será indicada no display à cristal líquido.
Todo objeto reflete, transmite e produz energia. A energia refletida que é usada para a medição da temperatura. A emissividade apresenta o percentual energético emitido pela superfície, aumentando ou diminuindo conforme variação da temperatura.
O termômetro portátil infra vermelho possui um detector que converte esta energia em sinal elétrico que é convertido para um valor de temperatura, que é indicado no display do termômetro portátil infra vermelho.
Para auxiliar na precisão do ponto do alvo à ser medido, o termômetro portátil infra vermelho, possui uma mira à laser dupla. A faixa de medição é: -50 à +650ºC e -58 à 1202ºF.