Quando falamos de sinalizadores em geral, naturalmente acontece muita confusão em virtude das nomenclaturas e expectativas por parte do comprador. Sendo assim, o artigo de hoje será todo escrito com o intuito de facilitar o entendimento dos sinalizadores e desta maneira iremos evitar compras erradas e qualquer outra frustração decorrente da falta de clareza do material que se precisa.
Como sempre começaremos do inicio, de maneira bem didática seguindo uma lógica para que você consiga entender quais são as nuances e diferenças entre cada item, partiremos da explicação que dará base para tudo “o que é um sinalizador?”.
Precisamos entender que um sinalizador tem como propósito aquilo que o próprio nome sugere, sinalizar! Mas sinalizar como? sinalizar o que? sinalizar para quem?
O sinalizador pode possuir muitas formas, tanto de funcionamento quanto de aparência, além de ter meios sinalizações diversas.
Sinalizador sonoro
Sinalizador sonoro: É aquele que usa de recurso auditivo para chamar a atenção, nada é visual, é tudo sonoro. Aquele beep do microondas ao final do tempo é um sinalizador sonoro, trazendo para o nosso dia a dia, a sirene de uma fábrica que alerta os colaboradores sobre o horário de almoço é um recurso sonoro.
Sinalizador audio-visual
Quando falamos daquela sirene de portão de garagem, estamos diante de um Sinalizador Audio-visual, que fica piscando e emitindo um som na calçada para que não ocorra nenhum acidente com outro carro ou com algum pedestre, estamos falando de um recurso áudio visual, trazendo para nossa realidade é a mesma lógica para as sirenes de maquinários, que tem como objetivo não apenas fazer barulho, mas também chamar a atenção de todos através do recurso visual que no caso são as luzes piscando.
A essa altura do campeonato você já entendeu que dizer apenas “sinalizador” não é o suficiente para que você consiga especificar o que você precisa de fato. E que há os sinalizadores e a forma como cada um sinaliza algo.
Sendo assim, continuemos…
Sinalizador visual
Existe também o sinalizador visual, esse não emite nenhum ruído se quer, ele apenas mostra algo, geralmente muito comuns em laboratórios onde exige um ambiente silencioso e um controle de vários elementos, os sinalizadores visuais são os mais indicados. A luz acendeu e já evidencia que há algo acontecendo.
Assim como a maioria dos conteúdos de materiais que trazemos aqui, você que nos lê já está acostumado, mas é nosso papel dizer: Os sinaleiros eles podem assumir muitas formas e formatos, ele pode ser o plr, bem pequeno. Pode ser também o ad16 redondo e um pouco maior ou então menor e retangular, pode ser forma de sirene com cúpula. Pode ser apenas uma lâmpada, temos também o Buzzer.
Depois de falarmos de tantos tipos de sinalizadores é importante ressaltar a aplicação deles que sempre será voltada para dois pontos: Segurança e controle. Toda vez que você ver um sinalizador sendo empenhado o objetivo é segurança ou controlar algo.