relé fotoelétrico e27

Relé Fotoelétrico com Soquete

Quando em 1887 Heinrich Hertz descobriu por acaso, investigando a natureza eletromagnética da luz, que esta poderia gerar faíscas, não poderia imaginar que anos depois, baseado em sua descoberta foi desenvolvido o relé fotoelétrico. E a partir dele foi criado o RELÉ FOTOELÉTRICO COM SOQUETE.

O relé fotoelétrico faz parte da geração de equipamentos e componentes pioneiros no que se refere a automação residencial. Tem como função ligar ou desligar lâmpadas, circuitos e aparelhos eletro eletrônicos automaticamente, em função da luminosidade do ambiente em que está instalado.

Também conhecida como fotocélula, ou célula fotoelétrica, o Relé Fotoelétrico com Soquete, tem a mesma função do interruptor comum utilizado manualmente para ligar ou desligar uma lâmpada, só que o faz de maneira automática. Acendendo quando fica escuro e apagando quando fica claro.

O Relé Fotoelétrico com Soquete, foi desenvolvido à partir de um sensor fotoelétrico que era ligado em conjunto com um soquete de lâmpada comum, sendo assim duas peças separadas. Com o soquete para lâmpada e o relé fotoelétrico na mesma peça, fica extremamente fácil a ligação de qualquer tipo de lâmpada, seja ela incandescente, halógena, fluorescente compacta ou a LED. Bastando atarrachar a lâmpada no soquete do Relé Fotoelétrico com Soquete, depois rosquear o conjunto no bocal de iluminação.

A Rio Control, loja líder no fornecimento de produtos e serviços para automação e elétrica em geral, comercializa o Relé Fotoelétrico com Soquete modelo E27 da Margirius. Utilizado no controle do acionamento de ligar ou desligar lâmpadas em ambiente residenciais, comerviais e industriais.

O Relé Fotoelétrico com Soquete E27 possui um trimpot (pequeno botão localizado lateralmente na peça) que permite que o relé tenha 3 tipos de operação:

-AUTOMÁTICO: deixando o botão na posição AUTO. A lâmpada será acesa ao escurecer (noite), apagando automaticamente quando a claridade do ambiente aumenta ( dia).

-TIMER: girando o botão de ajuste, pode-se selecionar uma das opções de tempo: 2,4,8 ou 12 horas. Ao anoitecer a lâmpada será ligada (acesa) e permanecerá nessa condição pelo tempo selecionado e depois se apagará.

OBS.: Caso a luz do ambiente aumentar (dia) antes de transcorrer o tempo selecionado, a lâmpada apagará.

_RANDOM: Nesta posição, ao escurecer, a lâmpada será ligada e desligada sucessivas vezes, em tempos aleatórios entre 15 min e 3 horas, até a luz do ambiente aumentar (dia).Esta programação é para simular presença de pessoas no local, contribuindo para segurança.

A tensão de alimentação do Relé Fotoelétrico com Soquete E27 é bivolt automático, ou seja pode ser ligado tanto em 110 como em 220Volts. A temperatura de operação é de ZERO a 40ºC.

Também deve ser respeitada a potência máxima de cada tipo de lâmpada e posição de montagem:

_INCANDESCENTE Para cima e na horizontal….100W
_INCANDESCENTE Para baixo………………………. 60W
_HALÓGENA Em qualquer posição………………….. 48W
_FLUORESCENTE Em qualquer posição………….. 48W
_LED Em qualquer posição……………………………… 48W

relé fotoelétrico e27

 

Author

alexandre

Website:

Related Posts

Tipos de Fusíveis

Fusíveis – dispositivos de proteção contra “sobre corrente” ou “curto circuito”

Fusível é um dispositivo de proteção contra “sobre corrente” ou...

Programador Horário Timer

A Tecnologia a Serviço da Economia

“As tecnologias modernas chegam às pequenas propriedades rurais” Nascido e...

quadro de comando elétrico