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A rede obrigatoriamente tem que ser aterrada, e a carga pode ser feita em tomadas de 110V e 220V e a economia pode ser até cinco vezes maior que os modelos tradicionais a combustão.

Quando vem em nossa mente um carro plugado na tomada de casa durante horas, a noite toda, naturalmente o primeiro questionamento é “Isso vai sair caro?”. É compreensível quando a maioria das pessoas tende a pensar que será bem oneroso. Mas não é bem assim. O custo é menor do que imagina.

As tomadas residenciais

O primeiro ponto importante é que as tomadas residenciais brasileiras seguem o protocolo imposto pela NBR5410, com aqueles três pontos de entrada. Qualquer carro elétrico tem entrada de tomada, assim como qualquer outro eletrodoméstico que você use na sua casa. Se não houver compatibilidade, um mero adaptador sana essa dificuldade.

A orientação é que se as tomadas forem de 110 Volts, elas tenham no mínimo 10 amperes podendo chegar no máximo a 20 amperes. No entanto, as de 220 Volts devem possuir corrente de 20 amperes. Em qualquer uma é possível carregar para o alívio de quem pretende comprar um carro elétrico, uma notícia boa: o custo é o mesmo, no entanto o tempo de recarga pode se tornar um pouco mais devagar.

Por exigência de segurança do padrão NBR5410, a rede deve ser aterrada, isso é um ponto inegociável, até então. Não é difícil encontrar casas mais modernas onde o processo de aterramento já tenha sido feito durante a própria construção. Caso não haja, o proprietário deverá fazer a conversão para conseguir carregar o carro elétrico.

Como calcular o custo do carregamento do carro elétrico?

Para calcular o custo, é bem simples, o dono só precisa multiplicar o número de Watts, que está especificado no carregador do carro, pelo tempo em que o veículo ficou ligado na tomada, chegando então ao valor em quilowatt-hora (kWh), respeitando o limite apresentado pelas tomadas e, considerando que o carregador possua a potência de 2.200W e que o carro ficou ligado dez horas, o gasto de energia foi então de 22 kWh, simples.

O preço do kWh é estabelecido pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Porém, a tarifa varia muito de acordo com cada estado, sendo que, quanto mais ao norte, mais caro é. A média nacional fica entre R$ 0,58 e R$ 0,67. Mas nada impede de regiões terem preço perto, ou superior, a R$ 1,00 e regiões com tarifa na casa dos R$ 0,35. Para simplificar, vamos usar como exemplo uma taxa alta, para nivelarmos por cima, de R$1,00.

Neste caso, o preço das dez horas carregadas será de R$22. Ou seja, o valor nada mais é que a multiplicação de 22 (kWh) x 1,00 (R$).

Se tivermos como referência, apenas para fins didáticos, um plug de 220V-20A, a potência máxima seria de 4.400W. Nas mesmas dez horas, o consumo seria de 44 kWh, que resultaria em um valor de R$44,00.

É caro carregar um carro elétrico em casa?

Respondendo a pergunta desse post: Não! Não é caro carregar o carro elétrico em casa, tendo em vista que usamos referências altas e que o preço da gasolina está altíssimo e tende a aumentar ainda mais.

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