Quando estamos falando de quadro de comando ou então quadro de automação, os especialistas em montá-los dizem que a montagem do quadro se divide em várias etapas: projeto, rascunho, separação do material, esqueleto, montagem e acabamento. Nesse artigo falaremos da última etapa da montagem, a etapa anterior à instalação: o acabamento.
Para os montadores mais exigentes, o acabamento é tão importante quando o diagrama e parametrização dos controladores do quadro, alguns dizem que o acabamento é a assinatura do montador no quadro, outros alegam que um quadro mal acabado depõem contra o montador, e acredito que todas essas visões sobre o acabamento estejam corretas, naturalmente o nosso crivo de qualidade acaba passando pelo critério estético, aquilo que nossos olhos entendem como “algo bem feito”.
Sendo assim se faz necessário falarmos sobre o acabamento e o que envolve deixar um quadro bem acabado.
Primeiramente precisamos deixar claro que apenas capricho e zelo não são o suficiente para um quadro ficar com um acabamento legal, para tal, além do capricho e zelo também será necessário possuir materiais, itens voltados para o acabamento e usá-los de maneira correta.
Acabamento no quadro de comando elétrico
Terminal: Este item não vai deixar apenas o quadro mais bem acabado, deixará também mais seguro. Pois os fios não serão apenas desencapados e postos de qualquer maneira onde deve, haverá um terminal para isolar a ponta do fio e deixá-lo mais ajustado para “conectá-lo” onde for necessário.
Capinha de Silicone para acionamento: As capinhas tem um propósito além da estética no primeiro momento, pois ele irá proteger o quadro no decorrer do tempo, impedindo que o botão fique sujo e entre poeira nos contatos que podem danificar o funcionamento do botão.
Plaquinha acrilica de identificação: Essa aqui como o próprio nome já sugere, tem como intuito deixar a visualização do quadro instintiva, apenas de olhar para o layout do quadro será capaz de entender quais são os comandos e indicadores em operação.
Anilha ou anel de identificação: Esse tem como objetivo identificar cada cabo do quadro, ele pode ser dimensionado de acordo com o tamanho do cabo, as anilhas podem ter gravadas letras ou números de acordo com a identificação que o dono do quadro achar melhor para cada cabo.
Abraçadeiras ou enforca gato: apesar do nome politicamente incorreto, as abraçadeiras, obviamente, não possuem a finalidade de enforcar nenhum bicho, na verdade o objetivo principal desse item de acabamento é deixar todo o quadro preso, todo “justo”, principalmente a parte dos cabos e fios, eles são todos centralizados e presos por abraçadeiras, mas o objetivo não se limita a apenas isso.
Espiraduto: Tem um objetivo bem parecido com o da abraçadeira, mas não igual. O espiraduto tem como finalidade centralizar e esconder os fios e cabos que irão passar por dentro dele, para ficarem ocultos aos olhos dos operadores e cliente, saberão que por ali passa cabos e fios, no entanto não ficarão visíveis.
Dito isso, agora você já conhece alguns dos principais itens necessários para se fazer um bom acabamento de quadro.