Quando falamos de Quadro de comando de bombas, apresentamos muitos benefícios que o quadro é capaz de oferecer, alguns até inacreditáveis para quem não é familiarizado com o universo da automação, controles e comandos, o que naturalmente gera muitas dúvidas e por vezes cria até uma certa descredibilidade sobre o que o quadro é capaz de entregar. Pois todas as ações e comandos ficam muito abstratas e naturalmente o interessado em adquirir um quadro de comando fica com muita dificuldade em entender o modo operante do quadro e como de fato as tarefas são realizadas.
Por isso escrevemos esse artigo, para sanar essas dúvidas e questionamentos sobre os quadros e todos passarem a ter uma visão mais clara sobre como é o funcionamento na prática dos quadros. Para isso relacionaremos os principais itens que são usados e como funcionam. Antes você precisa entender que em um quadro vai muitos itens, muitos mesmo e tomaria muito tempo falar sobre todos eles, alguns de fins mais estéticos para dar um bom acabamento ao quadro, outros para estar dentro das normas de segurança vigente, mas falaremos apenas dos mais comuns, pois se falarmos de tudo ficaria um artigo de muitas páginas pois no quadro vai, o próprio quadro em si, canaletas, cabos, trilho din, borne sak, chaves, bloco de contato, identificação de cabo, identificação de borne, chaves comutadoras, sinaleiros, relês em geral…já deu para perceber que são muitos os itens então para deixar bem claro: falaremos sobre os mais comuns e mais importantes.
Começaremos pelo relé de nível, este relé tem função fundamental para um quadro de comando de bombas pois ele é o responsável por detectar e tomar as primeiras ações conforme o nível d’água, se o nível estiver muito abaixo há um comando e se o nível estiver muito acima há outro comando. Esse esclarecimento é para aquela pergunta inevitável que quase todo o cliente faz “Mas como que o quadro sabe que água acabou?”, pois bem, quem faz esse trabalho é o relé de nível.
Obviamente que o relé de nível não faz isso sozinho, aí então entra nosso segundo importante item: O sensor de nível, será esse item que ficará lá dentro da caixa d’água, reservatório ou poço, e será ele que dirá ao relé de nível se o nível de água está normal, acima do nível ou abaixo do nível.
Outro item muito importante, eu chamaria na verdade de um item extremamente útil, são os sinalizadores que podem ser visuais ou sonoros, os visuais serão acionados para alarmar quando a bomba estiver ligada ou quando o nível de água estiver abaixo do estabelecido como ideal. Já o sonoro pode ser usado também como um alerta acústico de que algo está errado, ou que alguma atitude deve ser tomada, como por exemplo ligar ou desligar a bomba.
Esses são os itens que tem uma explicação mais simples e compreensível para que você leitor, que não é técnico em automação, consiga visualizar melhor como que os quadros de comando de bomba operam, e o que alguns itens realizam nesse sistema, assim você consegue ter mais clareza do como acontece, o que é extremamente importante para a sua tomada de decisão.