Um dos locais onde o quadro de automação de uso das bombas hidráulicas tem mais aplicabilidade e benefícios são os condomínios, isso é inquestionável, mas qual o motivo dos quadros de bomba serem ótimos auxiliares nesse cenário? Explicaremos isso nesse texto, ao final tudo ficará mais claro e tudo fará mais sentido, principalmente se você morar em um condomínio, ou for síndico ou zelador, ou até mesmo profissional de manutenção das áreas comuns do condomínio. Acompanhe essa leitura até o final…
Os motivos para os quadro de bombas serem tão bem vindos são diversos e iremos destrinchar-los agora.
SEGURANÇA DO OPERADOR:
É comum condomínios terem suas redes elétricas avariadas e sem uma manutenção em dia, e o controle das bombas serem feitos de forma manual, onde não há nenhuma segurança, os fios não são isolados e a instalação da bomba não segue absolutamente norma nenhuma de segurança, o Síndico, Zelador ou quem quer que seja que opere a bomba, opera diretamente a energia que liga a bomba, às vezes separados apenas por um disjuntor, instalado em local com o chão todo molhado e mal iluminado. Isso claramente coloca o indivíduo em risco de vida. Isso é inadmissível.
DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA:
Quando a operação da bomba é feita de maneira manual, através da intervenção humana, a utilização fica suscetível ao fator humano: ao erro, ao esquecimento, ao imprevisto. Todos esses fatores, sem exceção, geram um único resultado: Desperdício, pois a bomba fica ligada quando não há necessidade. Além do desperdício você força o motor da bomba sem nenhuma necessidade também e isso acaba refletindo na vida útil da bomba.
DESPERDÍCIO DE ÁGUA:
Você provavelmente já deve ter visto ou passado por algum lugar onde você viu muita água ser desperdiçada por um cano, que geralmente vem da parte superior de algum imovel e alguém falou que era o ladrão, ou então aos berros solicitou que alguém desligasse a bomba. O que aconteceu nesses casos foi mais um exemplo do fator humano, ligaram a bomba, pois houve a necessidade por mais água e alguém simplesmente esqueceu de desligá-la. Aí temos além do prejuízo citado no tópico anterior, temos também esse desperdício de água.
GESTÃO INEFICIENTE
Quando esse acionamento das bombas é feito e julgado de maneira manual, existem várias problemáticas: Todo mundo pode mexer, logo não há uma preocupação e cuidado com o equipamento, além de que os julgamentos de quando há necessidade e quando não há variam demais de acordo com cada indivíduo. Fulano pode acreditar que ainda seja cedo para acionar a bomba, Ciclano pode achar que pode acionar a mesma bomba mais tarde, isso acontece pois o acionamento é feito pelo prisma de um julgamento subjetivo e não de um fato.
TRANSTORNO POR FALTA D’ÁGUA
Imagine o seguinte cenário: Você mora em um condomínio de apartamentos, entra no elevador e um vizinho pergunta se tem água na sua casa, você não sabe responder, entra outra vizinho e diz que não conseguiu lavar a louça ainda, daí então você chega em casa e descobre que não tem como cozinhar pois não há água. Você decide sair para comer fora então e vê que não vai poder nem tomar um banho para sair. Ao passar pelo porteiro você pergunta pela água e ele diz que o funcionário responsável por ligar a bomba ficou doente e não foi, ninguém lembrou de ligar a bomba, mas que a bomba já foi ligada e dentro de 6 horas o abastecimento estará regularizado.
Chato, né?
Daí a importância de um quadro de bombas, completamente automatizado, que vai impedir desperdícios, acidentes e transtornos. O quadro de comando vai ligar e desligar automaticamente, conforme o nível de abastecimento do reservatório. Se não houver necessidade ela não ligará, se houver ela ligará sozinha, se houver mais de uma bomba o quadro fará o revezamento de utilização entre elas.