A grande verdade é que para falarmos de quadros de comando precisamos falar de um contexto geral, para que você tenha noção do todo. É importante contextualizar que o surgimento dos quadros de comando são demandas culturalmente projetadas em virtude de um elemento importante na nossa linha do tempo: A revolução industrial.
Explico, até então era muito mais comum trabalhos manuais, repetitivos ou supervisionados por um humano, aquele funcionário que tinha como função apertar botões, e com toda modernização é possível acompanhar o progresso dentro das indústrias, com total certeza você já ouviu falar de alguém, que foi substituído pela tecnologia dentro das empresas.
E os quadros de comando corroboram para tal, pois eles tem o intuito de automatizar processos, sejam eles manuais, de supervisão, monitoramento, seleção de uma tarefa, funcionamento total ou parcial de circuito elétrico ou proteção de uma tarefa ou de uma máquina. Obviamente aqui estamos falando do último nível de automação existente, quando o operador já não interfere praticamente em nada do quadro, mas também existem quadros mais simples, que fazem a mesma função no entanto com uma maior interação entre o homem e a máquina, tendo recursos mais simples como sinalização para alertar sobre alguma medida que deva ser tomada, enquanto um painel mais complexo assim que houver a necessidade de tal medida ele por si só já fará esse acionamento da medida em questão.
Estruturalmente falando um quadro de comando, ou também chamado de painel de comando é basicamente uma caixa metálica, geralmente com algum índice de proteção (índice de proteção é a classificação de quão resistente o quadro pode ser, seja a água ou poeira) , por menor que seja e ali dentro vão todos os componentes que o painel de comando precisa, como CLP (que são os controladores lógicos programáveis, relês, programadores, disjuntores e tudo mais. Tudo isso para um controle mais autónomo de um sistema elétrico ou algum processo.
As possibilidade de empregar um painel de comando são infinitas, você pode controlar uma maquinário de uma fábrica, você pode automatizar o uso das bombas d’água de um condomínio, controlar o sistema de refrigeração de um shopping, montar um circuito de controle dos elevadores de carga ou até de passeio de um conjunto habitacional, pode montar conjuntos elétricos…as alternativas são de fato ilimitadas.
IMPORTANTE: Para criação de um projeto de quadro de comando, não só a criação, como a montagem do quadro, como também a instalação do mesmo, é indispensável um profissional qualificado e licenciado para tal. Essa orientação é por dois motivos óbvios, o primeiro e mais importante é a sua segurança, o segundo é a segurança dos seus recursos, não gastar dinheiro em vão.