No artigo de hoje iremos abordar se não o mais versátil dos itens, o Microventilador. Que já apresenta toda a sua versatilidade na nomenclatura para citá-lo, uns chamam de microventilador, outros de cooler, ventoinha e até exaustor. E essa nomenclatura irá se ajustar conforme cada cenário. Explico…
Quando falamos no meio da construção civil, comumente iremos nos referir a exaustor. Tendo em vista a finalidade do item, que será um recurso muito difundido para se colocar em lavabos e banheiros sem janela, tem como principal objetivo a dissipação de odores através da exaustão. Com certeza você já esteve em banheiros com esse item, eles geralmente são energizados no interruptor ou no sensor de presença, sendo assim quando alguém entra em um cômodo onde tenha um desse instalado ele irá ligar automaticamente, seja pelo interruptor da luz ou pela sua presença sendo detectada pelo sensor.
Mas também podemos abordar esse item em outro segmento, e como era de se esperar será uma outra nomenclatura. Se formos falar de Informática, tecnologia da informação, servidores ou manutenção de quadro de comandos, ele será chamado de Cooler. Esse termo é uma palavra estrangeira de origem inglesa, que em tradução literal quer dizer “Refrescador”, logo, facilmente compreendemos que este item tem como finalidade normalizar a temperatura em situações onde tende-se a ficar mais quente. Ele é aplicado em quadros de comando, cabines de servidor, até mesmo em computadores, Habitualmente são usados próximos a inversores de frequência, itens que naturalmente aquecem, no entanto com o Cooler é possível controlar a temperatura e assim toda a vida útil dos maquinários são estendidas.
O que nesse momento você precisa ter muito claro no seu entendimento sobre esse material é que ele tem muitos nomes, muitas aplicações, mas geralmente apenas 2 propósitos, ele pode ser chamado de muitos nomes ou até mesmo ser usado em várias situações, mas ele sempre haverá 2 objetivos principais: Circulação de ar e controle de temperatura, sempre irá girar em torno desses elementos.
Seja uma tubulação que querem evitar que acumule poeira ou qualquer tipo de outro corpo sólido, retirar odores, trazer uma melhor circulação de ar, controlar a temperatura de algum componente: Serão os Microventiladores.
É importante lembrar que existe um universo de possibilidades quando falamos dos microventiladores, pois eles podem ser de plástico (polipropileno) ou até mesmo de ferro, podem ter 3 ou 4 hélices, podem também ser quadrados ou redondos e possuem uma variedade ainda maior de medidas e voltagem de alimentação. Tudo que eu acabei de citar são maneiras de você especificar o microventilador você ira usar, no entanto tem determinações ainda mais específicas na hora de amarrar o modelo que irá atendê-lo, estamos falando do RPM ou então do CFM, que são dimensões que determinam a força de ventilação do Microventilador. Se você tem o intuito apenas de controlar a temperatura, a força de ventilação pode ser um pouco menor, já se você pretende fazer uma exaustão de corpos sólidos de uma tubulação você ira precisar de uma força maior.
Esperamos que você tenha gostado dessas informações e aprendido com este artigo, até o próximo conteúdo.