lâmpada led

Lâmpada Led – Baixo consumo de energia com maior luminosidade

Quando foi lançada no mercado, no início dos anos 2000, a Lâmpada Led se apresentava como a mais inovadora e definitiva lâmpada, unindo além do baixo consumo de energia, maior luminosidade que as lâmpadas existentes até então.

Passados quase vinte anos somos surpreendidos por mais esta revolução na tecnologia das lâmpadas. Trata-se da tecnologia Li-Fi, já em fase final de desenvolvimento, que consiste em transmitir sinal de internet por meio de luz gerada por uma lâmpada…

No princípio, Deus criou os céus e a terra.
A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.
Deus disse: “Faça-se a luz!” E a luz foi feita .
E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. (GÊNESIS,1).

Desde sempre o ser humano busca formas de “produzir” luz nas trevas, para obter mais conforto e segurança.
Primeiramente os homens das cavernas e suas fogueiras, que proporcionavam ao grupo além da luz, também o calor.
Com o passar do tempo, foram surgindo outras fontes de iluminação tais como tochas, velas, lampiões, lamparinas, etc.

A distribuição de energia elétrica começou no início dos anos 1880, quando a eletricidade começou a ser gerada em usinas.

Os primeiros sistemas de distribuição foram utilizados para fornecer energia para a iluminação das ruas ,casas, lojas, etc.

Funcionando em corrente alternada(AC) ou corrente contínua (DC) a iluminação feita através de lâmpadas estava suplantando os sistemas de iluminação a gás e substituindo-o para iluminação comercial e residencial os quais eram bastante perigosos, poluentes e apresentavam uma luminosidade relativamente limitada.

Iniciou-se o aprimoramento de variadas tecnologias para serem aplicadas no desenvolvimento de lâmpadas. Fato que ocorre ainda em nossos dias e deve continuar assim enquanto existir o ser humano.

lâmpada led

Podemos citar entre tantos outros os principais e mais emblemáticos tipos de lâmpada desenvolvidos desde os seus primórdios até os dias de hoje:

Lâmpada Incandescente

A lâmpada incandescente foi inventada por em 1840 por Warren de la Rue.. Seu funcionamento consiste em fazer passar uma corrente elétrica em um filamento dentro de um tubo vazio.A alta resistência do filamento ao calor e haver quase um vácuo no tubo, o filamento ao alcançar altas temperaturas irá gerar calor e luz.

Lâmpada Fluorescente

Criada nos anos 1930 por Nikola Tesla, a lâmpada fluorescente é composta por um tubo de vidro transparente, dois eletrodos (um em cada ponta), uma mistura de gases e um material que reveste internamente o tubo. Apresentando como grande vantagem sobre a lâmpada incandescente uma maior eficiência por não possuir filamento, fazendo com que a energia eletromagnética se transforme mais em luz do que em calor. proporcionando também considerável economia de energia.

Lâmpadas Halógenas

Lâmpada halógena nada mais é que uma lâmpada incandescente com filamento de tungstênio. Além conter dentro do invólucro de vidro gás halógeno, fazendo o filamento ter maior durabilidade que a lâmpada incandescente.

Lâmpadas de Neon

Foi criada pelo químico francês Georges Claude em 1912. Os tubos de néon são de vidro e contêm um gás rarefeito (néon, néon com vapor de mercúrio) dentro da ampola com dois eléctrodos nas extremidades. Ao aplicar aos elétrodos uma tensão suficientemente elevada, o tubo ilumina-se com uma cor que depende do gás utilizado.

Lâmpada Led

A lâmpada LED ( Light Emiting Diode ou Diodo Emissor de Luz) chegou ao mercado no início dos anos 2000. Diferentemente das demais lâmpadas, a Lâmpada Led é composta por um circuito elétrico que impulsionando a movimentação de elétrons libera luminosidade.

lâmpada led no RJA tendência de mercado é que a lâmpada led, venha à substituir os demais modelos existentes no mercado, em virtude de sua alta eficiência de iluminação e economia de energia.

No Brasil a venda de lâmpada incandescente foi proibida a partir de 2016 devido a sua baixa eficiência energética. A lâmpada fluorescente leva metais pesados em sua composição, como mercúrio, tornando sua manipulação e descarte perigoso para contaminação do maio ambiente.

O custo das lâmpadas Led, entretanto, ainda é um pouco mais alto do que o das outras. Porém, considerando o baixo custo de sua manutenção – em função da maior durabilidade – e a redução do custo na conta de luz, o gasto maior na sua compra será compensado.

No que se refere à tensão ou voltagem, é possível encontrar no mercado quatro opções: 12 volts (para luminárias), 127 volts, 220 volts ou bivolt. Por isso, antes de adquirir um modelo, é importante verificar qual é a compatível com a sua rede elétrica. A etiqueta Com a certificação, as lâmpadas LED disponíveis no mercado terão que ostentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, que o consumidor já encontra em outros aparelhos.

Vantagens da Lâmpada Led

  • Tempo de vida útil – Possuem um tempo de vida útil em média de 50 mil horas. Se ligado durante 8 horas por dia alcança até 17 anos de uso. Comparado, por exemplo, com uma lâmpada Fluorescente Compacta esse tempo chega no máximo a 10 mil horas (fonte: INMETRO).
  • Depreciação luminosa – Praticamente não altera o brilho com o seu uso. Uma Fluorescente Compacta chega a perder 84% do seu fluxo luminoso após duas mil horas de uso (fonte: INMETRO).
  • Economia de energia – As lâmpadas led podem economizar muito mais energia do que outras lâmpadas convencionais;
  • Não gera calor – Como não emitem raio infravermelho, não geram calor, ou seja, a superfície iluminada por LED fica na temperatura ambiente.
  • Ecologicamente Correta – Essas lâmpadas não contêm vapor de mercúrio, chumbo, não emitem raio ultravioleta, o que consequentemente, não atraem mosquitos e outros insetos. O seu descarte pode ser feito diretamente no lixo comum, sendo posteriormente encaminhado para reciclagem, sem nenhum procedimento especial.

A Rio Control é uma empresa que distribui uma extensa gama de produtos para automação industrial, comercial e residencial além de desenvolver , montar quadros e painéis de controle e comando. Agregou em seu portifólio de produtos LÂMPADAS A LED de última geração tendo todas as certificações exigidas pelo INMETRO além dos melhores preços do mercado.
Podemos observar no quadro abaixo, as equivalências dos três principais tipos de lâmpadas utilizadas:

lampada-led

Author

alexandre

Website:

Related Posts

quadro de comando elétrico
Energia Solar

Energia Solar – Preservando o meio ambiente – Energia limpa e renovável

ENERGIA SOLAR – Preservando o meio ambiente – Energia limpa...

voltímetros

Voltímetro – Aparelho de medição de tensão elétrica

Voltímetro é um aparelho de medição da tensão elétrica (...