Tipos de Fusíveis

Fusíveis – dispositivos de proteção contra “sobre corrente” ou “curto circuito”

Fusível é um dispositivo de proteção contra “sobre corrente” ou “curto circuito” em circuitos elétricos. Os circuitos elétricos possuem grande variedade de elementos elétricos como resistores, diodos, transformadores, capacitores,etc.. Estes elementos são determinados para que quando forem ligados entre si executem as ações necessárias para o bom funcionamento da máquina, quadro ou qualquer tipo de equipamento elétrico em que o circuito elétrico está sendo aplicado.

No projeto dos circuitos elétricos são definidos:

  • Os componentes à serem utilizados;
  • A tensão de alimentação e a corrente elétrica que vai circular no circuito elétrico.

A variação da corrente elétrica está diretamente ligada a variação da tensão de alimentação. A elevação dos valores de tensão e corrente acima do que foi calculado no projeto elétrico, ou um curto circuito, pode danificar parcial ou totalmente o circuito elétrico .Comprometendo o bom funcionamento do mesmo.

O fusível foi desenvolvido para proteger os circuitos elétricos dos problemas descritos.

O fusível consiste em um fio de chumbo ou alguma liga fundível que é inserida no circuito elétrico e se funde quando a intensidade da corrente elétrica supera o valor máximo determinado no projeto, interrompendo a circulação de corrente elétrica pelo circuito.

Para a utilização do fusível é necessário um conjunto de componentes para fazer a inserção do mesmo no circuito elétrico à ser protegido. São eles:

  • Porta Fusível: onde o fusível é encaixado.
  • Fusível: è o invólucro da liga fundível e trabalha encaixado no porta fusível. Quando a corrente ultrapassa o valor da capacidade do fusível, a liga fundível se rompe, interrompendo a alimentação do circuito elétrico. Após detectar o motivo do da avaria e solucioná-la, o fusível deve ser substituído.
  • Base: onde fica fixada a estrutura do fusível.
  • Anel de Proteção: Evita o contato da base com o circuito, além de proteger a rosca da mesma.
    OBS.: SOMENTE O FUSÍVEL DIASED POSSUI BASE E ANEL DE PROTEÇÃO.

Dentre os principais tipos de fusível, podemos citar:

Tipos de Fusíveis

Fusível de Vidro:

Mais utilizado para circuitos eletroeletrônicos. Geralmente utilizado em filtros de linha, no-breaks, estabilizadores de tensão, etc.

Fusível tipo Cartucho:

É de forma cilíndrica, geralmente feito em papelão e terminal de cobre.

Fusível tipo Rolha:

Possui o corpo em porcelana e os contatos localizados na rosca que é conectado em um soquete próprio. Foi amplamente utilizado em proteção de circuitos elétricos residenciais.

Fusível Diazed:

Também é feito em porcelana com forma cilíndrica, fechado nas extremidades por tampas metálicas. Tem como grande diferencial sobre os demais fusíveis sua base, que é projetada para receber somente os fusíveis de determinadas correntes nominais. Evitando assim a possibilidade da instalação de algum fusível que não esteja de acordo com a corrente nominal pré-determinada ao circuito.

Fusível NH:

Muito utilizado em instalações elétricas industriais devido à sua robustez. São fabricados com corpo cerâmico com preenchimento de areia de quartzo, o elemento fusível em cobre e as conexões em latão prateado. Geralmente atendem correntes nominais de 6 até 1250Ampéres.

Para fazer a compra de um fusível é necessário especificar o tipo e a corrente (ampéres) do mesmo.
A Rio Control, empresa líder no fornecimento de produtos e serviços para automação industrial, comercial e residencial comercializa fusíveis de vários tipos e amperagem. Podendo ser adquirido tanto em sua loja física quanto na loja virtual no endereço : https://riocontrol.com.br/cp/protecao/fusiveis/.

 

Tipos de Fusíveis

Curta a nossa página no Facebook

Author

alexandre

Website:

Related Posts

Medidor de Energia no Rio de Janeiro

Medidor de Energia – dispositivo que possibilita a medição de parâmetros

Com o passar dos tempos, o ser humano, foi percebendo...

lâmpada led

Lâmpada Led – Baixo consumo de energia com maior luminosidade

Quando foi lançada no mercado, no início dos anos 2000,...

Programador Horário Timer

A Tecnologia a Serviço da Economia

“As tecnologias modernas chegam às pequenas propriedades rurais” Nascido e...