No texto de hoje do nosso blog, falaremos sobre um item muito comum e muito conhecido.
Que muito provavelmente, ao que tudo indica, se você for um homem que cuida dos pequenos reparos que surgem em casa, você terá esse item perdido em alguma gaveta ou maleta de ferramenta. Estamos falando da fita isolante.
A fita isolante, diferente das demais fitas não são para colar nada, estas não têm o objetivo de servir como fita de reparo para colar algo quebrado, ou então fechar uma caixa de embalagem. O papel da fita isolante vai além, como o próprio nome já deixa evidente, ela tem como finalidade única e principal: ISOLAR!
Quando constatamos que a finalidade desta fita é isolar, fica ainda mais claro o propósito da fita isolante, ela é uma fita que tem como função chave proteger o circuito, geralmente de si até de si mesmo.
Obviamente que a fita isolante também contribui no acabamento do serviço, aquele trabalho que ficaria não apenas perigoso, ficaria também com um visual desagradavel ao olhos, tendo em vista que seria um serviço cheio de “pontas e emendas” e até nisso a fita isolante desempenha um papel de acabamento, tornando o serviço mais harmônico.
No entanto é de extrema importância não reduzir a fita isolante a um mero item de acabamento estético. Repito, a função primária da fita isolante é a proteção.
É comum vermos fitas isolantes das mais variadas cores e tonalidades, e surge o questionamento se isso interfere na função da fita e posso te garantir que não, não interfere em absolutamente nada. Mas obviamente, há um motivo por tras dessas cores de cada fita e irei revelá-los agora. A fita isolante preta é a mais comum de todas, elas são pretas pelo simples fato de se tornarem mais resistentes aos raios UV, o que garante uma maior durabilidade e segurança à instalação elétrica. Também há fitas isolantes de outras cores, como azul, verde, vermelho, marrom, amarelo e nesses casos o intuito é identificar a tensão de cada instalação de forma bem mais fácil, visual e intuitiva apenas olhando para a cor das fitas isolantes de cada circuito.
Importante citar o motivo da fita isolante ter essa características principal de isolar a tensão, e isso se dá em virtude dos materiais utilizados que não conduzem corrente elétrica, segundo o inmetro, no Brasil existem três tipos diferentes de fita isolante, Classe A, Classe B, Classe C. Os especialistas recomendam que a fita isolante possui uma vida útil de até 2 anos dependendo do cenário, condições de umidade, luz e temperatura.
Um erro bem comum aos eletricistas em geral que utilizam fita isolante é a errônea sensação de que é necessária dar muitas e muitas voltas com a fita isolante para tornar o circuito seguro e evitar fuga de corrente, na verdade quando se tem essa prática a única garantia que o operador tem é a de desperdício de material, segundo a maioria dos fabricantes camadas da fita isolante são mais que suficiente para protegerem o circuito e evitarem qualquer tipo de acidente.