Atualmente muito se ouve falar sobre carros elétricos, a economia que eles podem gerar, os impactos que são evitados ao meio ambiente, o fato de ser uma nova tecnologia aliada inclusive ao uso de inteligência artificial, mas o que a maioria dos nossos leitores querem saber de verdade é: ¨Tá, legal! Mas como eu faço pra carregar o meu carro elétrico?” ou “e se a bateria acabar?¨ Iremos esclarecer todas essas duvidas, leia esse post até o final que você entenderá tudo que precisa.
Antes de falarmos os tipos de carregadores, você precisa ter uma visão geral do que são os carros elétricos e do que são formados. Os carros elétricos são basicamente automóveis que funcionam através de corrente elétrica. Eles são formados por um motor de indução, um sistema de recuperação de energia, um inversor e uma bateria.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os carros, vamos para os tipos de carregadores e processo de carregamento.
Como funciona o processo de carregamento para carros elétricos?
Conforme já citado acima, os carros elétricos funcionam por meio da eletricidade. Normalmente esses carros possuem um sistema propulsivo feito de maneira integral ou parcial, por um motor, obviamente, elétrico. Eles apresentam uma bateria no lugar do tanque. Dessa forma, não é necessário enchê-los de combustível, mas sim conectá-los a uma estação de carregamento, chamada de eletroposto.
Quais estações servem para carregar carros elétricos?
É viável carregar esses veículos em pontos de carga tanto de uso público, como em locais que cobram. Geralmente, esses carregadores entregam bastante agilidade, sendo capazes de carregar até 80% da capacidade da bateria em pouco mais de uma hora.
A lei proíbe a cobrança de qualquer modo monetário por utilização de energia elétrica em locais que sejam públicos. Mas em shoppings ou estacionamentos, por se tratarem de instalações privadas, faz-se necessário o pagamento do valor determinado pelo dono do estabelecimento.
Como carregar carro elétrico?
Os automóveis elétricos podem ser facilmente carregados nas tomadas residenciais. Para isso, elas precisam de aterramento em 110 volts, 220 volts ou por WallBox. Um carregador de carro elétrico de parede consegue carregar 80% da capacidade da bateria durante cerca de sete horas. Em outros casos já será necessário deixar 20 horas para obter a carga máxima, já em outras apenas oito horas já são o suficiente. No país, as tomadas residenciais têm três pinos, uma vez que seguem o padrão NBR 5410.
Em resumo: a porcentagem do carregamento varia de acordo com as horas que o veículo ficará ligado e inserido na tomada. Logo, o tempo de recarga vai depender relativamente da bateria do seu carro. É sempre indicado adquirir os carregadores para carros elétricos para conseguir carregar na hora que precisar.
Por mais que já haja eletropostos espalhados pelas grandes cidades, o ideal é aproveitar ao máximo a versatilidade e liberdade que os carros elétricos oferecem, mas quais são os tipos de carregador disponíveis na Rio Control? Todos os disponíveis no mercado, que no caso são os de emergência, o portátil, o residencial, o comercial e o de carga rápida