energia fotovoltaica

Energia Fotovoltaica

Durante a Revolução Industrial , que teve início no final do século XVIII, ocorreu uma transformação na atividade produtiva que até então era artesanal e manual (manufatura). O que era manufaturado, passou a contar com máquinas movidas a energia à vapor (maquinofatura) gerada pela queima de carvão mineral.

Até 1850,foi a Inglaterra a primeira colocada entre os países mais industrializados, chegando a produzir 75% da energia produzida por máquinas à vapor a nível mundial.

Com o aumento da quantidade de industrias, começou o desenvolvimento de novas tecnologias para a geração de energia para o funcionamento das máquinas das mesmas.

Além do carvão mineral, começaram a ser utilizados outros tipos de combustíveis fósseis tais como gás natural , petróleo e xisto betuminoso, entre outros ,que passaram a ser utilizados não só para geração de energia em indústrias mas também nos meios de transporte e na geração de energia elétrica.

Os combustíveis fósseis são recursos naturais não renováveis, isto quer dizer que existe uma quantidade limitada desses recursos que são provenientes da decomposição durante milhões de anos de restos de materiais orgânicos. Logo, quando acabarem os estoques não há como repor.

Com o passar dos anos a utilização dessas fontes de energia teve um crescimento rápido e exponencial. Já começava a causar preocupação o fim dessas fontes de energia. Também começou a ser estudado os efeitos nefastos ocorridos por conta da queima dos combustíveis fósseis tais como o efeito estufa e o aquecimento global.

Foi incrementada a busca por outras fontes geradoras de energia. Agora o foco era a geração de energia através de fontes renováveis advindas de recursos naturais que são continuamente reabastecidos como o sol (solar), o vento (eólica), a água (hidrelétrica), etc.

Vivenciamos atualmente no Brasil um boom na geração dessas novas fontes energéticas, principalmente a energia solar e a energia eólica. Fica fácil saber o motivo deste fenômeno, uma vez que o Brasil tem sol e vento ( principalmente no nordeste) durante o ano todo.

Dentro deste panorama, percebemos que com o avanço tecnológico os equipamentos ficaram mais eficientes e mais baratos. Principalmente na geração de energia solar fotovoltaica.

Energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é a energia elétrica gerada pela conversão, feita por um equipamento (inversor), da radiação solar captada através de módulos fotovoltaicos em energia elétrica.

A geração de energia fotovoltaica está sendo cada vez mais utilizada em aplicações residenciais. Fenômeno que é facilmente explicado pelo fato de que em média o pay back (retorno do investimento) é em média de 4 a 5 anos . Além disso, a energia gerada e não consumida é injetada na rede da concessionária de energia local e gera crédito para o consumidor descontar em eventuais utilizações da energia gerada pela concessionária.

Já existem algumas empresas que dão toda assessoria no estudo de viabilidade, projeto e instalação do sistema fotovoltaico. Dentre elas podemos destacar a Rio Control que oferece este tipo de serviço no Rio de Janeiro e faz o orçamento sem compromisso.

energia fotovoltaica

Author

alexandre

Website:

Related Posts

Programador Horário Timer

A Tecnologia a Serviço da Economia

“As tecnologias modernas chegam às pequenas propriedades rurais” Nascido e...

medidores de energia

Economize o seu Dinheiro com Medidores de Energia

MEDIDORES DE ENERGIA Economizar energia elétrica se tornou uma obrigação...

relé fotoelétrico e27

Relé Fotoelétrico com Soquete

Quando em 1887 Heinrich Hertz descobriu por acaso, investigando a...