Escolha uma Página

O controlador de nível eletrônico para líquidos, quando utilizado para fazer o controle de caixas d’agua, cisternas ou poços artesianos,  é um dispositivo que tem como função fazer o monitoramento e controle do nível  de água para ligar ou desligar a bomba d’água que alimenta o sistema.

Um sistema de abastecimento de água é feito  pela captação da água, seja através da concessionária de água local  ou captada através  de um poço artesiano, que é bombeada para um reservatório que pode ser uma caixa d’água ou uma cisterna.

Este bombeamento é feito por uma bomba d’água . Ocorre que esta bomba d’água necessita de uma “informação” do nível do reservatório que está abastecendo, para que ligue quando o reservatório estiver abaixo do nível desejado e desligue antes de ultrapassar o nível máximo desejado.

Se a bomba d’água não for desligada quando o reservatório estiver abaixo do nível mínimo, estará sujeita a queimar. Em contrapartida, se o nível ultrapassar o nível máximo o reservatório de água irá transbordar.

Assim sendo é de primordial importância em qualquer cisterna de abastecimento de água seja ele industrial, comercial ou residencial a utilização de controlador de nível para líquidos pois ele fará o controle de modo a manter o recipiente (cisterna ou a caixa d’água) com o volume de água desejado.

O controlador de nível eletrônico para líquidos é composto por eletrodos e o controlador propriamente, onde se encontra o circuito eletrônico com as entradas para o sensores e o relé de saída que comandará a ligação ou não da bomba d’água.

O controlador utilizando cinco eletrodos fará o controle conforme esquema abaixo:

controladores de nível

O funcionamento se dá devido á tensão entre o eletrodos : superior, inferior e de referência, quando o líquido faz a circulação de corrente em virtude da condutibilidade da água.

No momento que a  água descobrir o eletrodo inferior, cessa a circulação da corrente, permitindo detectar o nível mínimo. Para o nível máximo, ocorre o mesmo processo entre o eletrodo superior e o de referência.

Além de fazer o controle do nível de água, o controlador de nível eletrônico para líquidos pode ser utilizado para fazer o controle de outros líquidos. Porém o líquido à ser monitorado não pode ser inflamável e deverá ter um mínimo grau de condutibilidade.

O controlador de nível eletrônico pode ser encontrado à venda em lojas de material elétrico e automação e em algumas lojas de material de construção.