Primeiro passo, de extrema importância antes de continuarmos com essa leitura: Deixar claro que você precisa ser um profissional capacitado, que entenda sobre a temática antes de se propor a montar um quadro, e isso é inegociável! Caso você não seja um profissional capacitado busque um para tal, para a sua própria segurança e a segurança das demais pessoas. Esse texto não tem como intuito ensinar de maneira técnica como montar um quadro.
Aqui estamos falando para as pessoas que querem entender mais sobre o assunto, que querem passar a dominar a temática, se capacitar e futuramente montar seus próprios quadros de uma maneira capacitada, responsável e técnica. Esse texto não é nem 1% de tudo que você precisa aprender antes de colocar as mãos nas ferramentas e partir pra dentro dos projetos…No entanto daremos um passo a passo, um tour básico sobre como montar um quadro e você começar a ter clareza do passo a passo.
Vamos lá, antes de qualquer coisa, para montar um quadro você precisa entender o que você tem de recursos, onde você está nesse processo. Qual a tensão da rede disponível para ser usada? É trifásica, o quadro ficará exposto onde? ficará ao tempo ou abrigado?
Aí em seguida você parte para a pergunta de ouro, qual é o problema que o cliente tem? Qual desafio precisa ser sanado? O Cliente esquece de desligar a bomba d’água da casa dele, as lâmpadas ficam sempre acesas? Ele precisa controlar um forno da padaria dele, ele precisa de um alarme para alertar o momento de exercer alguma tarefa?
E assim começamos a entender a necessidade do cliente, nesse momento é muito importante conversar com o cliente para fazer um alinhamento sobre expectativa de gastos, quanto o cliente pretende gastar?
Como montar um quadro de comando
Maravilha. Você já sabe quais recursos você possui, qual é o problema que o quadro de comando precisa resolver para o seu cliente e quanto que o cliente está disposto a gastar.
Isso na verdade, o que você fez até aqui, foi um pré quadro e você nem colocou a mão em uma chave de fenda ainda.
Com as perguntas anteriores você já consegue definir como, por exemplo, o material do quadro. Ele ficará exposto ao tempo? Se for, o indicado é trabalharmos com algum quadro de PVC, Poliuretano ou Polipropileno, com algum índice de proteção, assim evitaremos ferrugem.
No entanto, se for um quadro abrigado e com medidas um pouco maiores podemos trabalhar com quadros de chapa, um quadro de aço que vem inclusive com chassi (uma placa para fixação e montagem), quadros geralmente reforçados e espaçosos, inclusive alguns com pintura especial.
Quando o cliente definir o orçamento, definiremos também a complexidade e modernidade do quadro. Clientes que querem gastar pouco recorreram a quadros que tenham mais alarmes e sinalizações para que um operador manuseie os comandos, ou pelo menos aquilo que poderia ser automatizado com a ajuda de um relé de nível, um programador horário, ou até mesmo um relê.
Se tiver dúvidas, fale com um dos nossos profissionais qualificados, estamos aguardando o seu contato aqui.