Escolha uma Página

Hoje neste blog iremos esclarecer uma dúvida comum até para os mais experientes em automação industrial, dúvida essa que gera problemas em efeito dominó.

Afinal de contas, qual é a diferença entre um programador horário e um temporizador? Acredito que você não saiba me responder este questionamento, caso contrário você não teria chegado a este artigo, mas tudo bem, estamos aqui para isso mesmo, este é o objetivo dos nossos artigos, leia-o até o final e irá entender de uma vez por toda a diferença entre um e outro.

Antes de te explicarmos quais são as características de cada um, precisamos mostrar a necessidade de você entender a nomenclatura apropriada de cada um. Vamos imaginar que você trabalha em uma grande fábrica e um temporizador queimou, na hora de adquirir uma nova peça é de extrema importância que você saiba que a sua necessidade gira em torno de temporizador e não de um programador horário, caso contrário você irá iniciar processos de cotação errada, irá adquirir a peça errada, e pior…continuará com um problemão a ser resolvido mesmo depois de ter comprado uma peça, mas qual motivo disso tudo? Você não soube identificar a peça que te atenderia.

Antes que eu explique a diferença entre um e outro e reforçaremos o que estes dois itens têm em comum: Ambos têm o elemento tempo como característica principal em seu funcionamento e acionamento. O que quero dizer com isso é que o passar do tempo interfere diretamente no acionamento dos dois.

Temporizador

Vamos elucidar primeiramente, de maneira bem simplória e didática, sem nos prender a dialeto técnico, como funciona o Temporizador. O temporizador, ou timer, funciona de maneira que é estabelecido um tempo X para que ele desligue ou ligue, ou fique alternando uma máquina. Por exemplo: Um operador precisa que um maquinário funcione por 30 minutos e depois ele desarme, nesse caso entrará em ação o temporizador. Ou então há a necessidade que uma máquina fique ligada por 10 minutos e outros 10 minutos desligada e fique nesse ciclo, mais uma vez é empenhado o temporizador.

Falamos acima do temporizador, agora explicaremos sobre o programador horário.

Programador Horário

O programador horário, como o próprio nome sugere, faz uma programação de acordo com o horário, diferente do temporizador que a programação é de acordo com tempo decorrido. O programador horário eu irei programar para ligar ou desligar algo, podendo ser uma sistema de irrigação, Iluminação, dispositivo de alarme, ou até mesmo um forno de padaria na hora que eu desejar. Irei programá-lo para ativar meu sistema quando 14:00 e desligá-lo quando for 18:00.

Sendo assim fica claro que os princípios de funcionamentos são parecidos, no entanto são diferentes.

No temporizador eu determino o tempo em que liga ou desliga, Exemplo: A máquina irá desligar após 60 minutos de funcionamento, independente do horário em que ela comece a funcionar. Serão contados 60 minutos.

No programador horário eu determino o horário que será ligado, desligado ou os dois, Exemplo: A máquina irá desligar quando for 12:00, independente do tempo que ela funcionou antes, quando for 12:00 a máquina será desligada pelo programador horário.

Depois de toda a explicação ficou claro que ambos possuem certa semelhança e conforme for o cenário existe a possibilidade de usar um pelo outro, mas é importante lembrar que isso é de acordo com cada cenário, e que deve ser feito respeitando as diferenças entre os itens, e sempre sobre a orientação de um profissional. Dessa maneira você passa a ter mais possibilidades e um conhecimento maior para implementar alternativas.

É isso. Se atente as nomenclaturas corretas e suas respectivas funções, espero que tenha valido  a leitura e até a próxima dúvida.

diferença entre programador horário e temporizador

Como posso te ajudar ?