Escolha uma Página

Controlador de temperatura é um componente eletroeletrônico que tem como função manter uma temperatura pré-determinada, automaticamente, através do acionamento da fonte de calor ou de resfriamento.

O controlador de temperatura é composto por um sensor (também chamado de sonda) que fica instalado no ambiente onde se deseja controlar a temperatura e o componente de controle, onde fica a escala de ajuste da temperatura e o circuito eletroeletrônico que faz a medição da temperatura do ambiente através do sensor e compara com a temperatura ajustada,  ligando ou desligando a fonte de calor ou resfriamento com o objetivo de manter a temperatura  ajustada.

O controlador de temperatura pode ser analógico ou digital.

controlador temperatura analógicoNo controlador de temperatura analógico o ajuste da temperatura selecionada (set-point) é feito através do posicionamento da seta de um knob(botão) sobre o valor de temperatura desejada em uma escala marcada no controlador.

A vantagem do controlador de temperatura analógico é o baixo custo, porém, a precisão do controle analógico é inferior à do controle digital .

Por esses motivos o controlador de temperatura analógico é indicado para aplicações que não necessitem de muita precisão nem tenham a necessidade de leitura da temperatura.

Os controladores de temperatura analógicos geralmente são utilizados em: estufas; saunas; fornos padaria e pizzaria; aquários ornamentais; chocadeiras; etc.

Na aquisição de um controlador de temperatura analógico é necessário informar escala e voltagem.

Já o controlador de temperatura digital, além de fazer o controle da temperatura, também indica a temperatura do ambiente e, geralmente, a temperatura selecionada simultaneamente.

controlador temperatura digitalO controlador digital é dotado de tecnologia mais avançada e acompanha os desenvolvimentos no segmento de medição e controle de temperatura. Motivo pelo qual possui uma precisão bem maior se comparada com a precisão do controlador analógico.

Também oferece mais recursos, tais como o modo de  configuração que permite ao usuário parametrizar no controlador a escala, o tipo do sensor, tipo de controle, quantidade de saídas, etc.

Possui display para indicação da temperatura selecionada e temperatura do ambiente a ser controlado. Também existem modelos que possuem dois displays que indicam simultaneamente as temperaturas.

Os controladores de temperatura digitais possuem uma grande variedade de aplicações em função de sua precisão, praticidade e confiabilidade. Sendo muito utilizados em uso industrial, comercial e residencial.

Tanto é utilizado em industrias em geral para o controle de processos de produção dos mais variados produtos, quanto controlando a temperatura da geladeira daquele delicioso sorvete da padaria da esquina (entre -18 e -20ºC), como também irá conservar a futura vacina do covid19( entre +2 e +8ºC) nas clínicas e hospitais…