Tudo o que você precisa saber sobre um fancoil estará nesse artigo. Esse termo não é uma novidade, pelo menos não para quem já trabalha com refrigeração, montagem de quadros e climatização de ambientes, no entanto é comum algumas dúvidas sobre o assunto e iremos esclarecer as principais. Para que você entenda de uma vez do que se trata, basta ler todo esse artigo que em questão de cinco minutos você entenderá sobre.
Antes vamos falar sobre a nomenclatura e seu significado, assim partimos todos do mesmo ponto: O início, o básico.
Fan Coil ou Fan Coil unit são termos de origem inglesa que em tradução literal significam ventilador e serpentina. Isso por si só já fala um pouco sobre esse termo e de maneira intuitiva nos induz a correlacionar o termo a refrigeração e esta correlação está correta.
O fan coil é um sistema de refrigeração muito potente, que garante poder de refrigeração de grandes ambientes em largas escalas já que os maquinários tradicionais não possuem potência e não geram o mesmo efeito climático, além de possuírem um gasto de energia extremamente alto sem entregar o mesmo resultado.
Você que está lendo esse artigo com certeza já entrou em um shopping ou no mercado em um dia quente e sentiu aquela diferença de temperatura, Isso foi graças a um sistema de refrigeração típico desses ambientes: O Fain coil, muito indicado para ambientes grandes e espaçosos como cinemas, mercados, bancos, shoppings e outros locais, o sistema é capaz de permanecer todo o ambiente na mesma temperatura, independente do tamanho do local e consegue deixar o ambiente refrigerado muito mais rápido do que os demais sistemas.
Ele funciona de uma maneira até bem simples, o equipamento é empregado para resfriar significativamente o que passa pelo sistema, que no caso vem a ser água, após esse processo de resfriamento pode ser conduzida até o fan coil. Desta forma a climatização é garantida onde o equipamento estiver instalado, por uma questão estratégica e de otimização do uso de espaço físico, esse sistema na grande maioria das vezes é instalado nas lajes, tetos ou último pavimento, dessa maneira se economiza espaço além de deixar o maquinário escondido, de uma maneira discreta, sem gerar poluição visual.
Neste momento você deve estar se perguntando: “Água?!”. SIM! Exatamente, água! O Fan coil é ligado, OBRIGATORIAMENTE, a uma rede de alimentação hidráulica e essa água toda que nos referimos fica armazenada nas serpentinas, que na sua grande maioria das vezes é feita de cobre, material indicado para esta aplicação, tendo em vista principalmente suas características térmicas.
Atualmente existem alguns tipos de Fan Coil mais comuns, como por exemplo:
- Duto
- Cassete
- HiWall
- Coil Zen
- Fancolete
Todos esses tipos de equipamento possuem uma característica em comum: a necessidade de um quadro de comando, para que se possa manusear e configurar o equipamento dentro da necessidade de cada aplicação.
É sempre importante lembrar que para tais atividades, desde o projeto até a montagem e instalação é de suma importância a presença de um profissional que entenda do assunto e que seja competente para tal, caso contrário estará colocando a sua vida e o seu dinheiro em risco, para tais atividades sempre recorra a profissionais competentes.